Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PERSEVERANÇA NOS MOMENTOS DIFÍCEIS - Ex. 13.17,18, 20


1- O povo de Deus ficou cerca de 400 anos escravizados no Egito, oprimido por Faraó; humilhado, mal-tratado, pisavam barro dia e noite para sustentar as gigantes construções do rei daquela terra que dominava o mundo, tomando nações e escravizando seu povo; O povo já tinha até se acostumado com aquela vida de sofrimento e escravidão.

2- Mas Deus amava aquele povo e tinha um plano de libertar-los e para isso forçou a Faraó, o rei do Egito, a deixá-los ir, por meio das conhecidas "10 PRAGAS".
3- O povo então saiu em direção ao deserto, Mas Faraó, depois de já haver deixado ir o povo, arrependeu-se, endurecendo-se o coração e juntou todo o seu poderoso e temido exército e foi atrás do povo;
5-  Mas Deus providenciava a devida proteção (Vs. 21 22).
O povo chegou a beira do mar vermelho e perceberam que naquele instante, de um lado vinha Faraó e seu numeroso exército para destruí-los, de outro lado havia paredões de rochas, e à frente a imensidão do mar vermelho e não havia mais para onde ir. Estavam encurralados!
6- Então, o povo começou a se desesperar dizendo: “Nós vamos morrer; Moisés, você nos tirou do Egito para morrer aqui desta maneira? Seria melhor ter ficado no Egito do que morrer aqui”.
Provavelmente até deve ter acontecido de alguns pensaram em ir ao encontro de Faraó e dizer: “Olha, não me mata não, eu não vou mais fugir; eu vou ficar com você, sendo seu escravo novamente, você me aceita?
7- Só que desta vez Faraó estava tomado por uma fúria mortal; um ódio pelo povo de Deus; Provavelmente ele não mas queria aquele povo como escravo, Mas agora Faraó queria aniquilar, exterminar o povo de Deus;
8- O povo se desesperava e murmurava, mas o homem de Deus, orava, e Deus lhe respondeu dizendo: “O que tens nas mãos, Moisés?” E ele respondeu: “Um, cajado, Senhor.” E Deus disse: “Então toca nas águas”..
E ele tocou e o mar se abriu e o povo passou no meio do mar em terra seca. O cajado simboliza a nossa fé, a nossa autoridade concedida pelo Espírito Santo;
* - Faraó enfurecido entrou no mar com seu exército atrás do povo, mas quando o povo acabou de passar e chegou do outro lado, Deus fechou o mar e faraó e seu exército se afogou no mar.
=MORAL
1-     Assim Deus faz conosco, nos libertando da escravidão do pecado e da ignorância, pois Ele ama também a cada um de nós; e daí começamos a caminhar em NOSSA VIDA CRISTÃ RUMO A TERRA PROMETIDA (Céu);
                  2- E muitas vezes nos deparamos por situações em que nos sentimos tal qual o povo de Israel: cercados de um lado e de outro por nossas dificuldades e problemas (paredões de rochas) e muitas pessoas se desesperam e não tem ânimo para continuar muitas vezes o que vemos em nossa frente é o mundo ou o mar fechado e revolto e de outro lado percebemos que há barreiras que tentam nos impedir de caminhar, mas nós temos que ter a atitude do Homem de Deus que não se desesperou, + orou e determinou q/ o impedimento saia pra eles passar. é assim que eu e VC temos que fazer, meu irmão!
3-  Deus poderia ter simplesmente dito a Moisés: Olha, Moisés, só olha o que eu vou fazer: vou abrir o mar e você vai passar”, ou então: “Nem se preocupe, eu vou torrá-los com fogo consumidor,mas não!
Deus queria que o povo tivesse uma atitude dinâmica e determinada (situações de crise requer uma atitude dinâmica e determinada) Porque se você der o primeiro passo por fé, Deus dá os outros com você faz até o impossível acontecer pra que VC seja vencedor!
"Pr. Aparício Gomes"