Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

FILHOS OU APENAS CRIATURAS - Jo. 3.16


        É comum entre as pessoas o jargão que diz: "EU TAMBÉM SOU FILHO DE DEUS" é muito comum mesmo entre pessoas que não conhecem a natureza e no que consiste esta afirmação. Na verdade a maioria das pessoas ignoram o que isso quer dizer de fato.
         Quando você olha para uma pessoa, geralmente vc vê as características físicas de sua paternidade. O PEDRO VITÓRIO é um exemplo disso: Você logo vê a semelhança; De modo semelhante, quando cheguei de CURITIBA e estava na casa de meu pai, fui a uma feira próximo dali e ansioso por desfrutar das delícias de Goiás (que são raras lá), perguntei o preço de algumas frutas e a dona da banca que estava de costas, me perguntou: você é filho do seu Santos? Ao que respondi: Sim, mas como vc sabe? e ela me respondeu: Sua voz é IDÊNTICA a dele. (Características)
         Nem todo filho é idêntico ou muito semelhante ao seu pai, mas ao menos em seu corpo está presente o DNA que é o código genético com características tão exclusivas que se pode determinar com 99,99% se o o indivíduo é ou não filho de alguém.
      
         A palavra de Deus nos ensina que todas as coisas e seres, inclusive o homem foram CRIADOS POR DEUS. Ora o que foi criado é CRIATURA e não filho.

         Alguém pode considerar outro sendo seu Filho quando este foi gerado por ele, a partir dele ou ao menos quando for adotado, criado por ele.
         E é este o ponto em que todos temos a oportunidade de deixar de ser apenas criatura e tornar-se FILHO. LEIA: Jo 1.12 e 13 e Rom. 8.15

         A bíblia é enfática em dizer que nenhum homem é filho de Deus, mas somente Jesus é de fato. Mas esta mesma bíblia nos afirma que TODOS quantos receberam a Jesus, Este lhes dá o PODER de se tornar um. Ou seja, não é uma coisa inerente ao nascimento ou a simplesmente dizer que é, ou pelo fato de ser pertencente a uma igreja, mas é necessário receber a JESUS e isso implica a andar em seus caminhos.
         Muitos pensam que pelo fato de estarem freqüentando uma igreja, ou de serem dizimistas, ou de aderir a uma religião ou coisa assim as qualifica como FILHOS, mas não é o que a bíblia diz.

VAMOS VER AS CARACTERÍSTICAS DE ALGUÉM
QUE SE TORNOU FILHO DE DEUS:
       
          Utilizando a Primeira Carta de João, posso mostrar pra você, quais são as marcas características dos que são filhos de Deus.
         ...primeiro, João afirma isto, que:
FILHO DE DEUS É AQUELE QUE NÃO COMETE O PECADO COMO UM HÁBITO DE VIDA
I Jo 5.18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado...".
        
         Antes de nos tornar filhos, não nos importávamos com nossos atos, se era certo aos olhos de Deus ou não; o mais importante era a nossa própria satisfação. Mas quando nos tornamos filhos e recebemos o DNA de Deus, passamos a viver em sua presença, observando a sua vontade descrita em sua Palavra. Mesmo que falhos, entendemos que devemos nos esforçar para andar nela.

         ...em segundo, João afirma que:
O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE CRÊ QUE JESUS É O ÚNICO SALVADOR
         Uma pessoa nascida de novo, ou seja, que passou pelo processo de se tornar um filho de Deus, crê que Jesus Cristo é o bendito Filho de Deus, enviado ao mundo para salvar e que, além dEle, não existe outro Salvador para a sua alma e que não há outro caminho que leva a Deus além dEle.
        
         Isso significa que o que se tornou filho de Deus, é uma pessoa que não vê nada em si mesmo, exceto indignidade, ela se vê injusta diante de Deus; Se vê impura, imunda em seus pecados... Mas ela crê que, por causa da morte de Jesus na cruz, passa a ser considerada justa aos olhos de Deus e que pode aguardar a morte e o juízo final sem ficar alarmada, sem ficar amedrontada.
        
         ...a terceira característica, João afirma que:
O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE VIVE EM SANTIDADE

          Lemos em Hebreus 12:14 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" e ainda: em IJo 2.29: "Já que vocês sabem que Cristo sempre fez o que é certo, devem saber também que quem faz o que é certo é filho de Deus".
         O filho de Deus é alguém que vive em santidade... é alguém que se esforça em viver de acordo com a vontade de Deus... é alguém que se esforça em praticar aquilo que agrada a Deus e que faz tudo para evitar aquilo que Deus não gosta.
         Aquele que se tornou filho de Deus deseja estar continuamente olhando para Jesus, tomando-O como seu exemplo, e demonstra ser amigo dEle, fazendo aquilo que Ele manda em Sua Palavra.
         Aliás, Jesus mesmo declarou aos discípulos (Jo 15.14): "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando". e Jo 14.15 e 21 "Se me amardes, guardarei os meus mandamentos"... - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

              NÃO É PERFEITO - Sem dúvida, neste mundo, a pessoa que se tornou filha de Deus, ela não é perfeita...     Ela olha para o seu íntimo e encontra o mau que constantemente luta contra ela, procurando afastá-la da presença de Deus. Mas essa pessoa, não concorda com o mau... Então, apesar de todas as suas falhas, conforme lemos aqui, o que ela quer é a santidade... ela quer a vida pura, a vida santa... fazer aquilo que é certo aos olhos de Deus e não aos seus próprios!

          Embora, aquele que é filho de Deus, perceba que é imperfeito e falho, ele sempre será capaz de afirmar como John Newton, no passado: "Não sou ainda o que deveria ser; não sou o que espero ser no mundo por vir, mas, apesar disso, não sou mais o que era ...".
        
...em quarto, João afirma que:
O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE NÃO FAZ DA OPINIÃO DO MUNDO O SEU PADRÃO DO QUE É CERTO OU ERRADO
         Ela não torna a opinião do mundo seu padrão do que é certo ou errado... ela não se preocupa em estar andando na direção contrária às opiniões e costumes do mundo, mas sim em harmonia com a PALAVRA de Deus.

         A questão: "O que os outros irão dizer?" ...não é importante para a pessoa nascida de Deus... ela vence o apego ao mundo... ela vence os elogios do mundo... ela vence as modas do mundo... ela vence os costumes do mundo...
O apóstolo João escreveu: O filho de Deus vence o mundo... Agradar o mundo é a coisa menos importante para a pessoa nascida de Deus... ela não faz o que todo mundo faz... o seu grande objetivo é agradar a Deus.
Tiago 4:4 - "...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".
        
by Pr. Aparício Gomes
15.04.2012